terça-feira, 8 de julho de 2014

Dúvidas de quem pegou ajuda do governo japonês

Perguntas e resposta que envolve o pessoal que pegou ajuda do governo japonês, se sua dúvida não tiver aqui, mande através do formulário abaixo.

Meu esposo(a) está no Japão e eu peguei ajuda, como faço para conseguir o contrato de trabalho de um ano?
O Ideal é conseguir o contrato através da empresa que o seu esposo ou esposa que mora no Japão, trabalha.

Sou esposa de descendente de japonês e ele mora no Japão estou no Brasil com meu filho, precisa de contrato de trabalho para os dois?
Não! O contrato de trabalho é necessário apenas para a pessoa que vai trabalhar, então apenas para o cônjuge, se o filho for menor de idade.

Yonsei que voltou do Japão com a ajuda e era menor de idade, pode tirar o visto novamente agora que ficou de maior idade?

Não! O visto para quem é yonsei, só pode ser emitido se ele ainda for dependente dos pais e esteja embarcando junto, mesmo que tenha retornado com a ajuda.

Em quanto tempo sai o visto de quem pegou ajuda?

Não tem prazo!
O prazo mínimo com apenas um contrato de trabalho de um ano, é de no mínimo 6 semanas, mas nenhum visto foi emitido neste prazo até então.
Os vistos emitidos com o certificado de elegibilidade podem ser emitidos em no mínimo uma semana, mas também não tem prazo para ser emitido.

Tenho que devolver os 300 mil yenes que recebi quando voltar ao Japão?

Não… O consulado japonês informou que ninguém terá que devolver este dinheiro porque isso não foi um empréstimo e sim uma ajuda de custo para retornar ao Brasil, portanto, não precisa devolver o dinheiro recebido.

Existe diferença nos documentos para solicitar o visto japonês, para quem pegou ajuda  e de quem não pegou?
A única diferença tanto para nissei como para sansei, é a troca do koyonaiteisho (atestado de emprego provisório) pelo koyokeiyakusho (contrato de trabalho de um ano) no conjunto do mimoto hoshonin.

Em todos os consulados do Japão no Brasil a documentação é igual?

NÃO! Em todos precisa do contrato de trabalho, porém quem tira visto no consulado de São Paulo tem que apresentar os 3 últimos comprovantes de endereço em nome do solicitante, por não precisar do certificado de elegibilidade foi definido desta forma.

Eu tinha visto permanente e peguei ajuda do governo, tenho que tirar outro visto?
Sim! Precisa, porque o visto ERA permanente, com a  ajuda ele deixou de existir e agora todo mundo tem que tirar visto novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário